quarta-feira, 31 de março de 2010

Valores do visto

Então , pra quem ainda vai tirar o seu, ai vai:

como não sou de SP, paguei transporte ate lá( bus de CG /SP ida e volta)= mais ou menos 300 reais
taxa citibank: 235,80 reais
taxa pós-entrevista: 72 reais
Sedex(regiao CO): 41 reais
Alimentação: por volta de 80 reais
Hotel, 1 diária (formule 1, gostei, é 50 reias mais barato do que o ibis e na frente fica uma agencia do citibank e o xopis morumbi xD, sem contar que fica a algumas quadras do consulado) = 99 reais
Táxi (hotel/ cosulado e hotel/metro) = 35 reais
metro e bus= por volta de 10 rais
compras de presentes no xopis =xxx ops, melhor nao colocar, vai que meu pai lê esse post :$ rs
Sendo assim, o total, sem os prsentes,saiu por volta de 900 reais. Saiu carinho mas.. encarei como um investimento.
Acho que foi isso( ou mais ou menos isso rs)! kisses
(ansiooooooooooooooosa pros preparativos, ainda falta tanta coisa!)hunf......

I GOOOT MY VISAAAA!




AAAi pois é pessoal, depois de viajar 28 horas em um busão pra ir e voltar de São Paulo, agora eu posso gritaaar: VOU SER MEEEESMO AU PAAAIR!!! Saí de casa domingo 28/04 pra ir tirar o visto, já que é necessário pagar uma taxa no citibank antes da entrevista, e o raaaaio desse banco naaao tem aqui em BIG FIELD!!! (novidade!)

Viagem/SP
EEEntão, mesmo a entrevista sendo na terça-feira, eu teria que chegar a tempo de pegar o danado do banco aberto ainda na segunda-feira. Saí eu então da rodoviária no domingo a noite e cheguei em Sampa segunda por volta das 11h.
Fiz reserva no Formule 1, que fica a alguns minutos do consulado e em frente ao (aiai, suspiro...) shopping morumbi!! (Meeo Deus, pra quem soh tem esse shoppinzinho merreca aqui em CG, o Morumbi eh um casteeeelo!)
Então pra encurtar o papo quando cheguei na Barra Funda peguei metro e depois busao pra chegar ao hotel. Cheguei, deixei mala lá e fui procurar o Citibank. Estava um tempo fechaaaado lá fora e eu lembrei q tinha deixado a sombrinha na mochila! Pra minha surpresa, tinha uma agencia naaa freeente ao hotel e consegui fazer lá o pagamento (YAY).
Depois disso estava começando a chover e corri para o shopping morumbi. Fiquei lá a taarde toda passeandoo( ai quero um xopis desse aqui tb!! ( ou melhor nao, senao aih q vou gastar tudo meesmo!!)), e depois voltei pro hotel pra terminar de preparar os papéis pra entrevista da terça.

DIA V
Na terça-feira, como minha entrevista seria as 7:30h, acordei as 5:30h e sairia as 6:30 do hotel, já que a Thayse me falou que a fila lá costuma ser grande. Tomei banho, fiz uma make-up baaaasica, passei um blush pra dar um aspecto de saúdy (hihi)e fiz uns dez minutos de meditação, pra tentar me acalmar (tava nervoooooosa). Saí do hotel e fui de táxi até lá. Cheguei as 6:40. A fila estava mais ou menos grande, mas começou a cresceer muito depois que cheguei. Na frente uma moça grampeou minha foto ao comprovante de pagamento do citibank e a folha que imprimi do DS 160 com o código de barras. Depois disso e muita fila, um cara perguntou o motivo da viagem, eu disse intercâmbio e ele me deuuma senha. Depois disso fui chamada pela senha pra pré-entrevista,pra mostrar os documentos restantes (passaporte+foto+2019(acho que foram só esses)). Depois de uma loonga espero voltaram a chamar pra eu poder tirar as digitais. Só depois de tudo isso fui para a entrevista reaaaal, CORAÇÃO NA MÃO!!!
Cheguei na fila a menina que estava na minha frente (a Karol)perguntou algo, nao lembro o que, olhei pra mao dela e ela estava com um papel de au pair tb (mas outra agencia), começamos a conversar e uma procurando acalmar a outra ihihi(ai que nervooosa que eu estaava) . A Karol estava falando muito, dizendo que estava nervosa e tal, se mexendo bastante, e eu só dizia - caaalma, nao tem pq dar errado! MAS NA VERDADE POR DENTRO ACHO QUE EU TAVA MAIS NERVOSA QUE ELAAA uheuheeuh
Daí chegou a nossa vez, quando a Karol foi pra fila o carinha mandou eu ir na mesma cabine que ela, entao fomos pra mesma entrevistadora. Meeo, quando olhei pra muler q faria a entrevista GELEEEI . Era uma loira com cara de poucos amigos. Estava querendo que caisse na cabine de uma morena de cabelos ondulados do lado, que parecia ser sorridente e tal, até ia pedir pra menina do lado pra trocar maas pensei melhor e tive certeza q ela TB nao ia topar ueheuheu
Enfim, a KArol falando com a loira e eu soh observando. ELa começou a perguntar um moonte de coisa pra Karol, ela nao conseguiu ouvir direito e pediu pra ouvir pelo telefone, ja q as cabines separam entrevistado de entrevistador por vidro , e é utilizado um microfone. Quando eu vi que a Karol teve que explicar um moonte de coisa pra mulher, pensei: XI, F***** ueheuheuehuh ..comecei já a imaginar que a loira nao estava de bom humor naquele dia e tava descontando tudooo hahah
dai enfim a Karol saiu e vi q ela foi pagar a taxa, sinal que tinha dado certo (UFAA). MAaaaaas, eu já estava suaaaaaaaaando, apelaaando já pra Deeeeus, ueheheh nao poderia perder a oportunidade, tinha ido muito longe pra dar errado justo AGORA!!
Minha vez. Foi mais ou menos assim: tava tao nervosa que parece que somente meu corpo estaav lá uehuhe . Cheguei disse "olá",
ela: hmm.. Josy..
Eu: isso
Ela: So, You wanna be an au pair.
Eu: yes
Ela: Who lives with you?
Eu: SOrry( nao tinha entendidooo) .. tava barulho, criança chorando do lado e minha cabeça a MIL.
Ela olhou pro pc e disse com calma em port com sotaque: QUem mora com você?
Eu respondi em ingles.
Ela: What do your parents do?
Eu respondi em ingles
Ela: Quem é *** **( nome do hostdad)
Eu repondi q era meu hostdad
Ela: What do you do in Brazil?
Eu : I teach Literature and English. (acho que foi isso que garantiu meu visa, quando disse ENGLISH ela deu um sorrisinho e de certo pensou" hm, vai pra lá pra prender e voltar pra ensinar")
Ela me pediu pra pagar a taxa lá e voltar. Paguei , voltei e ela disse: seu visto foi aprovado \o/ AAAAaaah abri sorrisaaao,só felicidade! Ela me devolveu o sorriso e ainda disse: Boa viagem!! eu tava tao boba que soltei essa pra ela: Obrigada, boa viagem! HAHHAHAHHAHAHAAHAHHAH
E foi isso, simples assim. Levei mil xerox, do meu pai, casa, holerite, declaraçao da escola que trabalho, nao precisei de nada. Mas foi bom ter levado, me senti mais segura.
Depois a Karol me disse que na verdade durante a entrevista dela tinha dado rolo num papel la que nao tava preenchido do modo que deveria.
Voltei pro hotel, meu celular tava lá, já tinhafeito check out, pois tinha medo de voltar somente depois do meio dia e descontar outra diaria. Deixei a mochila no porta-volumes , peguei o celular e fui dar a noticia pra CC , e pra familia.
Depois fui pro shopis morumbi comprar umas coisas (achei gibi da monica em english pra levar, na sariva!!!), voltei pro hotel pra pegar a mochila e fui pra rodoviaria. Tudo o que eu queria era voltar pra casa, tava cansada e com saudades. Mas não vou desistir,como já diziam os engenheiros: Eu não vim até aqui, pra desistir agora...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Hello, goodbye...

DESPEDIDA

AAAAaaah gente, hoje foi meu ultimo dia de trabalho. Para qem não sabe trabalho em uma escola estadual aqui de Campo Grande, com o Ensino Médio,ensinando Literatura. Eles fizeram uma despedida pra mimmmm!!! Aaah, nem tinha contado pra ninguem, porque não queria despedidas, mas eles ficaram sabendo e fizeram uma festinha, com direito a bolo, refri e musica. Uma aluna tirou foto, depois coloco aqui.

DIA V

Nooossa, dá uma ansiedade perceber que tá chegando o dia. Mistura de otimismo com o medo de algo acontecer de ruim... mas pensamento positivo, sempre!!!
Minha entrevista será na próxima terça, dia 30/03. Vou ter que sair daqui de Campo Grande no domingo a noite, chegar lá na segunda a tempo de pagar a taxa no citibank, depois provavelmente ir para um hotel por ali por perto( medo de perder a hora na terça), ir para a entrevista as 7:30 e se DEEEEEEEEUS quiser sair de lá com o meu visa!!!
Estou estudando as perguntas que poderão me fazer, e arrumando a papelada. Amanhã vou falar com a Juliana, representante da Cultural Care de Sao Paulo. Ela esta aqui na cidade fazendo palestras e vai poder me orientar tbem! A conheci hoje, nooossa, muito atenciosa, uma fofa! Nao conheço as outras empresas, mas nao tenho nada a reclamar da CC nao, eles têm me atendido super bem, me ajudado mesmo!
aaaah, por enquanto é só isso. Volto depois de ter tirado o visto, O QUE SE DEUS QUISER ACONTECERÁ!!!!
kisses

segunda-feira, 22 de março de 2010

Era uma vez...

Olá a todos e todas. Vou começar o segundo (com cara de primeiro) post dizendo que encontrei uma família. Ela me parece perfeita, 2 cute boys(1 e 3 aninhos) , uma linda e simpaaatica hostmom e um hostdad muito legal (gente, ele joga baseball, sooo american!!!). Tomara que continue sendo perfeita quando eu estiver por lá hihi. Eles moram em Waldorf, no estado de Maryland, a 20 minutos da capital,Washington DC. To supermegaultra ansiosa, meu voo ta marcado pro dia 18/04. Pra poder relatar minha experiência como programa au pair até aqui vou tentar me lembrar do processo que fiz até agora, adorava ler blogs das meninas que já estavam lá, então acho que posso talvez um dia ajudar alguém que quer tambem fazer o programa.
Vamos lá então, começando do... começo!

Decisão de ser au pair

Tudo começou na faculdade, onde ouvi falar do programa. Sempre quis morar um tempo fora do país, desde adolescente, mas os programas costumam ser muito caros. Quando fiquei sabendo desse, me animei. Uma ex-professora de inglês ( a Letícia) trabalhava em uma agência ligada ao programa de au pair e me contou sobre ele. Mesmo assim, ainda via a possibilidade de fazê-lo muuito distante, pois era necessário ter um inglês suficiente para se comunicar. Desanimei, adorava inglês mas tinha um extremo bloqueio em FALAR mesmo a língua, minha vida toda só aprendi a gramática, cursos e escola até mesmo na facu só escrevia escrevia, lia e tal,na maioria das vezes não tendo conversaçao. E tão ou mais importante do que escrever e ler em inglês é você ser capaz de se comunicar, até mesmo porque a família só vai te escolher mesmo depois que falar com você pelo fone. Tirar o visto então, sem comseguir se comunicar, difícil!. Então, durante a facu, comecei a dar importância à pratica mesmo. E consegui! Falei com a família pelo telefone de boa, consigo ter um bom diálogo em inglês. Acredito que o principal é não ter vergonha de tentar falar, o que é problema de muitos, praticar, tentar e praticar!
Então terminei a facu de Letras, e decidi que ser au pair era o que eu queria. Dediquei o ano de 2009 me preparando. Não tinha a CNH, tirei no final do ano passado, e então nada mais faltava. Tirei passaporte, comecei a me dedicar mais ao preenchimento do dossie.

Entrega do dossiê / on line
Preenchi o dossiê muito rápido, tipo.. fotocolagem, passar a capa a limpo.. fiz tudo no dia que entreguei pra Cleuza, a representante da cultural care aqui de CG. Uma semana depois eu estava on line. Recebi por e-mail meu login e senha, daí da pra acompanhar pelo site da cultural care se tem familia com meu dossie e outras informaçoes.

Primeira família

Depois de uma semana on, a primeira família pegou meu app. Eram de Nova york, 4 kids, ficaram alguns dias com meus papéis mas não entraram em contato comigo.

Segunda família

Depois de alguns dias uma nova família! 3 kids e 4º estava a caminho. O pai me ligou de surpresa um dia, eu estava trabalhando e minha mae atendeu. Como ela não fala uma palavra em inglês, não sabia oq dizer yeuheueh(ela me contando foi muito engraçado). Daé ele me mandou e-mail assim:
Culturalcare has matched us. I called this evening to talk with you.
Someone answered the phone speaking portugese, and I do not
understand. Please let me know if you are interested I'm exploring you
being our au pair, and I'll call again tomorrow.
Respondi que estava sim interessada (mesmo sendo 4 kids!!!). No dia seguinte ele me ligou, ficou UMA HORA me enchendo de perguntas. Eu tava super nervosa, nunca tinha falado em inglês por telefone, não sabia se conseguiria entende-lo e responder certo. GEEEEnteem , foi suuuper tranquilo! Foi melhor falar por telefone com ele, que fala inglês mesmo, vive lá, do que falar ao vivo com uma pessoa que fala inglês usando-a como segunda língua. Ele me perguntou várias coisas, sobre minha família, o que eu costumava fazer por aqui, etc. Enfim, desligamos. Uns dois dias depois, ele me ligou novamente. Eu queria muito falar com a mãe, então eu perguntei a ele sobre ela e ele me disse que ela era um pouco "agressive". NOOOSSA, deu MEDAA, sério! No final das contas, ele parou de ligar, e quando eu fui olhar na minha conta on-line da CC, já tinha outra família com meu app.

Terceira família

Tipo... foi tudo muito rápido. Vapt-vupt rs. Quando eu soube que a família anterior não estava mais com meu app, já apareceu o nome dessa nova família. E olha só, quando eu estava lendo sobre eles, me ligaram! Do nada! Essa sim, foi surprise, surprise! rs Foi suuuuper de boa, A mãe é uma fooofa, ela tava no viva-voz com o pai da familia. Me falaram oi e tal, foi rápido, o pai me perguntou se eu gostava de cozinhar, amãe me perguntou porque eu queria ser au pair, se eu gostaria de aprender a cultura deles, eu perguntei algumas coisas sobre os meninos (ainda nao tinha terminado de ler o perfil deles quando me ligaram, foi comédia rs)
Ela me mandou um e-mail com a foto da família e o schedule deles, e perguntou o que eu achava. Respondi dizendo que tinha achado os boys uns fofos, os hosts pareciam muito amigaveis, e tinha gostado do schedule. Na segunda ligação, fechamos. Foi mais ou menos assim:

Hostmom: BOm Josy, entao se nos gostamos de vc e vc gostou de nos, podemos fechar!
Eu (atônita): Entao... nos temos um match???
Os dois riram e disseram: Sim sim, temos um match
hehe fiquei super feliz, quando desliguei o fone corri e avisei mae, pai da noticia.
Adorei essa familia, dois boys (adoro cuidar deles, sao energeeticos), o lugar tb eu gostei (perto da capital washington dc) e eles sao taao tipicamente americanos (o pai joga baseball e a mae participa de uma organizaçao social, isso significa...: contato com muitas pessoas \o/ Tb gostei do fato da mae estar a frente da escolha da au pair, com o pai, ao contrario da damilia anterior, que nem consegui falar com mae.
Me perguntaram pra quando poderiam marcar minha ida, disse que pra um mes depois. E aqui estou eu, esperando meu dia V, que será no dia 30/03 em SP. Muuuuuuito ansiosa!!!!!!!!! Mas se Deus quiser, vai dar tudo certinho! Vou ter que ir um dia antes, pra poder pagar a taxa do citibank, que aqui em CG tb nao tem, e como minha entrevista sera as 7:30, terei que pegar o banco aberto um dia antes, oq eu significaaaa.. mais despesa! mas estou vendo tudo como um investimento, nao nadei ate aqui pra morrer na praia, né? rs