sábado, 19 de junho de 2010

BRASIL x USA : consideracoes iniciais...

Estava eu dando uma olhada no youtube quando vi um video assim: " Dancing Baby Doing The Samba in Brazil". Na verdade o bebe que parece ter 1 ano estava dancando em cima de uma mesa um "axe", que como sabemos 99,9 % desse tipo de "musica" contem palavras maliciosas, no minimo em duplo sentido. Eu pessoalmente nao gosto de axe, pra nao economizar diria que ODEIO. Nem no carnaval, quando algumas pessoas dizem nao gostar tambem se entregam dancando, me rendi. Continuando, o video contem esse baby que tem a idade do meu kid mais novinho dancando axe com uma musica com um refrao que prefiro nao escrever aqui. Fiquei lembrando de um bebe que vi no BR tambem, que os pais ensinaram a dancar o "rebolation", e pra todo mundo diziam o que a pobre crianca fazia e em seguida mandava a crianca repetir o gesto. Como todo pai que gosta de mostrar as habilidades do filho, ficava la, orgulhoso por o filho saber dancar "aquilo".

Quando cheguei aqui nos EUA e minha host me apresentou a rotina que eu teria aqui pensei comigo mesma: " ta brincando comigo , neh"? O motivo eh que eu teria que ler com o bebe de 1 ano, e fazer atividades educativas, tipo assistir " your baby can read", um video que eles usam aqui pra alfabetizar as criancas desde novinhas. Na minha primeira semana trabalhando com o bebe, ele soh conseguia falar "ball", claro que achei o cumulo ter que LER pra alguem que nem sequer conseguia falar ainda. Mas fiz. Mais por obrigacao do que achava que fosse mesmo necessario.
Quando comecei a ir com as criancas em tipo um clube que eles vao pra brincar com outras kids, chamada "My Gym", percebi que mesmo os mais novinhos ja sabiam contar e coisas do tipo, coisa que nao estava acostumada a ver no BR. Semanas depois meu baby (que adooooro, ele eh a coisa maais fofa!), jah comecou a falar novas palavras e PASMEM: ELE JA SABE LER ALGUMAS PALAVRAS! mostro a palavra no livrinho educativo e ele ou fala a palavra, se for mais facil, tipo "ball", "eyes", "block", ou faz o gesto, tipo tocar o nariz, as orelhas quando ve essas palavras. Outra coisa que tambem tive choque aqui eh que a mae insiste pra que eu deixe as kids fazerem as coisas por elas mesmas, tipo o mais velho de 3 anos ja tira , coloca roupa sozinho, come sozinho, e ta aprendendo a se limpar sozinho tambem quando vai ao banheiro. Eh da cultura deles aqui preparar a pessoa desde cedo pra vida.

Dai voltando ao video do youtube ja citado, fico pensando: enquanto os brasileiros ensinam os bebes a dancar "axe", "funk", "rebolation", seja o que for, eles aqui ensinam os filhos a LER.
Essa foi soh uma consideracao das diferencas que estou notando aqui, que sao muitas. Nao diria que sao melhores ou piores, mas que tem algumas que penso.. "aah, podia ser assim no BR tambem", isso tem rs

Foto: dois deers que estavam no quintal da Keila no dia que eu fui la. A mae deles tava ali por perto tambem.

Ps. Vou fazer um curso em Agosto numa cidade perto de Baltimore, eh sobre a linguagem e cultura americana \o/

bjs

6 comentários:

  1. eu dancei e o tchan minha infancia inteira
    razei ehauiehauoihea
    bjo migan saudade se cuidaaa <3

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaaaaaa O TCHAN eh "inocente" perto dos de hj neh uheueheuehueh

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu post! Dá vontade até de escrever um livro sobre diferenças entre culturas e olhe que eu nem saí do BR ainda! kkkk
    Mas com certeza já percebi bastante coisa interessante na cultura americana.
    Livros desse tipo seriam bom para fazer uma espécie de 'crítica construtiva', no momento em que compara hábitos de um país com o outro.
    Os hábitos que fossem melhores pro BR serviriam para contribuir para o patriotismo daqui (sentimento que na minha opnião é bem fraco no brasileiro de um modo geral - pois só aflora na Copa) e os hábitos que fossem melhor em outro país serviriam de incentivo para nossa mudança.

    OMG.. Fiz quase uma filosofia aqui agora ne! aihauiha.. Ligue não. =p

    Ótima semana pra vc!
    =*

    ResponderExcluir
  4. hehehe
    E a gente começa a imaginar ahhh qro fazer isso cm meu filho.... Da uma chance pro Brasileirinho ...rs

    bjoooo

    ResponderExcluir
  5. Olá Josy, tudo bem?!
    Nossa, to bege com seu post!!!
    Não sou chegada em axé, funk...ou qualquer outro tipo de musica que as letras sejam proibidas para menores de 14 anos,rs.
    Adorei saber o que eles fazem com os Kids...muito interessante.
    Eu penso em ter o hábito de ler para meus filhos (quanto tiver,rs), mas não por fazer bem a inteligencia deles, mas sim pela proximidade e contato que essa atitude gera para pais e filhos.
    Obrigada por compartilhar essas informações.

    Bom trabalho por aí.
    Cuide-se.

    P.S: Linda essa foto!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oii Josy! tudo beeem?
    Obrigadaa pelo comentário, vim ler sobre seu visto. Adorei seu blog! Ótimas dias! e vc arrasou neste último post!
    beijoooos :)

    ResponderExcluir

Eu juro que faco vudu pra quem me chamar de FLOR. Fikdik.